Após Controvérsias e Desafios, Janja se Torna a Primeira-Dama a Permanecer na Plenária do G20
- Panorama da Semana

- 18 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, se destaca como a única esposa de líder do G20 a marcar presença na plenária

Nesta segunda-feira (18), Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, ganhou destaque ao ser a única esposa de um líder do G20 a participar da plenária de chefes de Estado e de governo, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Durante o evento, ela ficou posicionada atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, próxima ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Apesar da presença marcante, Janja foi vista utilizando o celular enquanto o presidente fazia seu discurso inaugural, um detalhe que chamou a atenção dos observadores.
De acordo com informações do Itamaraty, ela foi a única primeira-dama a comparecer à plenária. Fontes do Ministério das Relações Exteriores revelaram que Janja solicitou que todas as esposas dos líderes fossem convidadas, mas nenhuma aceitou o convite.
A participação de Janja no cenário internacional ocorre em meio a uma crescente tensão diplomática. Por exemplo, representantes chineses informaram ao governo brasileiro que não aceitariam a presença da primeira-dama nas reuniões bilaterais privadas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder chinês Xi Jinping.
Além disso, episódios recentes de gafes cometidas por Janja, como o comentário ofensivo dirigido ao empresário Elon Musk, com as palavras “Fuck you”, agravaram o desconforto não apenas dentro da diplomacia brasileira, mas também entre alguns membros do G20.
Itens relacionados com o conteúdo do artigo: #anúncio










Comentários